Trilhas na Serra da Cantareira e nos arredores de SP

SHARE


Sair pelos caminhos verdes nos arredores de São Paulo, como a Serra da Cantareira e a Serra do Mar, pode render dias deliciosos entre amigos ou em família. Trilhas para fazer a pé, de bicicleta ou de carro com tração nas quatro rodas (4×4) sobram na região metropolitana e em cidades próximas da capital. Conheça algumas das melhores opções nos arredores

Trekking

De tênis, calças adequadas, bonés, garrafa de água e comidinhas na mochila, muitos paulistanos procuram trilhas de diferentes níveis de dificuldade para entrar em contato com a natureza. Para ir com a família, inclusive crianças, as dicas são a Trilha do Silêncio, no Parque Estadual do Jaraguá, com 800 metros e acessível inclusive para cadeirantes; e a Trilha da Vida, no Parque Ecológico do Guarapiranga. Curtinha, com 65 metros, ela é feita com ajuda de guia e você fica descalço e de olhos vendados para ter uma experiência incrível. Para quem quer suar um pouco mais, a Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, tem 9,6 quilômetros em meio à Mata Atlântica e termina com uma vista fabulosa da cidade de São Paulo. Mais difícil, a Trilha do Corisco, no Parque Estadual da Serra do Mar, região de Ubatuba, é para profissionais: são 20 quilômetros entre riachos e mata, percorridos durante nove horas, com o acompanhamento imprescindível de guias.

Mountain Bike

A ideia é reunir os amigos de bike, usar capacetes, luvas e roupas adequadas e ter alguma experiência em trilha. Em Ibiúna, a Trilha do Lost (que se inicia perto do final da Avenida Marginal da cidade) tem cerca de 2 quilômetros de descida íngreme em mata fechada e garante adrenalina. Mais segura e leve, a Trilha da IV Pedalada das Meninas tem 25 quilômetros suaves, passando por fazendas históricas e riachos. Mais próxima a São Paulo, a Trilha do Núcleo Engordador da Serra da Cantareira tem 6 quilômetros de ida e volta com alguns trechos mais técnicos num caminho largo (e de barro), pois foi aberto para carros.

4×4

Para os fãs do off road motorizado, a Serra da Cantareira tem boas trilhas. Entre as mais famosas estão a da Aranha e a do Pinheirinho, ambas acessíveis pela Estrada da Roseira, próxima ao Bar do Pedrão, famoso ponto de encontro de trilheiros. Dependendo das condições do tempo, a Trilha do Pinheirinho pode levar até cinco horas para ser cumprida, graças aos seus fortes obstáculos. Em Atibaia, próxima a essa região de trilhas, a Fazenda Santa Rosa possui uma área de confraternização para abrigar pessoas que aguardam enquanto os jipeiros estão na lama. Dá até para fazer um churrasco. Seu acesso se dá pela Rodovia D. Pedro I. Há vários clubes e associações de praticantes de off road, entre eles o tradicional Jeep Clube do Brasil, que divulgam eventos e dicas.

Respire fundo para aproveitar o ar livre e o clima de aventura e divirta-se!

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -