Avenida Paulista: um dia no endereço mais emblemático da cidade

SHARE


Na Avenida Paulista circulam diariamente cerca de 1,5 milhão de pessoas por seus 2,8 km de extensão. Por ser um dos principais centros financeiros do país, a avenida poderia ter um ar sério, quem sabe um tantinho monótono para quem quer fazer passeios em São Paulo e não faz parte deste mercado, certo? Errado. Afinal, a mesma Avenida Paulista também é um polo cultural importante e até espaço de lazer. Lá estão algumas das atrações mais conhecidas da cidade, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Casa das Rosas e o Parque Trianon. Mas há alguns segredos bem guardados na região, que às vezes até escapam da vista de quem passa por lá todos os dias. Embarque nessas descobertas.

Para começar o dia à moda paulistana, nada como pedir o clássico “média e pão na chapa” ou o café expresso com pão de queijo, delícia mineira incorporada ao dia a dia da capital paulista. No Café Creme, na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, você encontra todas essas pedidas triviais e mais opções de lanches, doces e salgados. Se quiser dar uma breve “escapada” da avenida, a Pão de Ló, na Rua São Carlos do Pinhal, é uma das grandes padarias da cidade, com um salão de lanches confortável funcionando 24 horas por dia.

Depois de cuidar do estômago, é hora de aproveitar a vida cultural da avenida e um dos seus pontos mais interessantes é o Itaú Cultural. As atrações são variadas: há peças de teatro gratuitas a cada terça-feira e shows de música brasileira às quintas, além da belíssima exposição permanente no Espaço Olavo Setúbal, que revela cinco séculos da história do Brasil.

Na hora do almoço, que tal conhecer um lugar bem especial escondido no fundo de uma galeria? O Restaurante Arabesco é um desses segredos da Avenida Paulista. De origem sírio-libanesa, tem no cardápio receitas caseiras passadas de geração em geração. Entre os destaques estão o beirute de rosbife e o arroz sírio com kafta ao forno. Não vá embora sem provar os doces árabes.

Se você não quiser deixar de visitar o MASP nesse dia de Paulista, ali mesmo encontra outra ótima opção de almoço. No Uni-Masp, situado no subsolo do museu, é possível se esbaldar em dois generosos bufês – um de saladas e outro de pratos quentes – por um preço fixo. As opções são variadíssimas e agradam aos adeptos de todos os tipos de dieta, dos vegetarianos aos amantes das carnes. Para os formigões, um prêmio extra: a mesa de sobremesas, também inclusa no preço, é repleta de delícias como mousses, tortas, bolos, quindins e outros “pecados”. Vale lembrar que você pode ter acesso ao restaurante mesmo sem ter comprado o ingresso para visitar as exposições.

Quando bater aquela vontade irresistível de fazer uma comprinha, a Ilustrarquia é endereço certeiro para quem quer renovar a casa com ilustrações de artistas brasileiros, além de se atualizar com o melhor das HQs e livros de escritores independentes. A casa é uma das grandes novidades do ano e promete ser o ponto de encontro dos amantes de grafite, estêncil e ilustrações em geral. Se sua sede é de tecnologia, a Fnac da Paulista conta com grande oferta de novidades de som, games, telefonia, fotografia, além de DVDs, discos e livros.

No começo da noite, o agito cultural continua no Conjunto Nacional, onde a Livraria Cultura, uma das mais completas da cidade, abriga o Teatro Eva Hertz. Pequeno, porém com intensa programação, o teatro sempre inova, trazendo peças com artistas de renome, debates com grandes escritores ou espetáculos de comédia. O ambiente é aconchegante e você tem ótima visão do palco em qualquer ponto da plateia.

Sua noite pode terminar de maneira clássica, no icônico Riviera Bar, fundado em 1949 na esquina da Paulista com a Consolação. Totalmente reformulado em 2013, o lugar conta com pratos, petiscos e sanduíches assinados pelo chef Alex Atala. Mas a grande estrela do Riva, como é conhecido pelos boêmios da antiga, é a carta de drinques do premiado bartender Kennedy Nascimento, autor de coquetéis que revisitam receitas tradicionais com os mais finos ingredientes. Cada alquimia é uma obra de arte em estado líquido.

Quem tem fôlego para mais aventuras e quer matar a fome a qualquer hora do dia ou da madrugada, a dica é a Lanchonete Charme da Paulista, aberta 24 horas. Um clássico para quem faz seus passeios em São Paulo, além de uma bela vista para o MASP, ícone maior da Avenida Paulista, o local oferece uma boa seleção de cervejas e petiscos, com destaque para o bolinho de carne seca.

Itaú Cultural

149 Avenida Paulista São Paulo SP 01311

2168-1776

Get Directions
[gmw_results]

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -