Alta Gastronomia é Atração Adicional em Museus Cariocas

SHARE


Boa comida é obra de arte. Nada melhor, portanto, do que descobrir locais em que a alta gastronomia encontra abrigo junto ao talento de artistas e objetos históricos. No Rio de Janeiro é possível experimentar cozinha de excelência aliada a um passeio cultural enriquecedor. Você pode traçar um roteiro gastronômico-artístico almoçando com requinte depois de apreciar algumas das melhores exposições da cidade.

Uma boa pedida é começar pelo Cristóvão Café e Bistrô, no Museu de Arte do Rio (MAR). O museu é o mais novo integrante do circuito cultural do Centro Histórico. Inaugurado em 2013 como parte do projeto de revitalização da Zona Portuária, o MAR tem como proposta unir as dimensões histórica e contemporânea da arte e do Rio de Janeiro por meio de diversas exposições de âmbito nacional e internacional. Por ter também como foco a vida simbólica da cidade, nada mais coerente do que trazer para dentro do museu uma filial do restaurante que já criou sua própria tradição no bairro de São Cristóvão. Comandado pelos chefs Mozart e Luiz Moraes, o Cristóvão oferece um cardápio que alia sofisticação e leveza. Você pode experimentar, por exemplo, os dadinhos de tapioca com geleia de pimenta ou o trio de brigadeiros de colher: chocolate, capim limão e café.

Outra opção no Centro é o bistrô The Line, instalado no Museu Histórico Nacional, na Praça XV. O restaurante foi decorado para se adequar ao clima histórico da arquitetura do lugar, que combina bem com o menu variado e inspirado na cozinha francesa. A criatividade do chef Daniel Barros rende pratos como o lagostim salteado e o lumaconi (massa em formato de concha) recheado com farelo de camarão e manga em fusão de rúcula e caramelo. De dar água na boca!

O Laguiole tem localização estratégica no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Além da vista privilegiada para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, o restaurante comandado pelo jovem chef Ricardo Lapeyre tem uma excelente carta de vinhos com 550 rótulos. Antes ou depois de alimentar o espírito com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Cildo Meireles, reponha as energias com o “Tour Laguiole”, uma degustação de quatro pratos, queijos e sobremesas.

Para fechar este roteiro especial, aposte no Mira!, no anexo da Casa Daros, instituição com foco na arte contemporânea latino-americana, localizada em Botafogo. Chefiado por Roberta Ciasca, profissional aque virou referência em comfort food, o restaurante tem clima acolhedor, pensado para ser um local de encontro. O ponto forte são as saladas, que podem ser consumidas como prato principal ou acompanhamento de algum grelhado. Para a happy hour, vale a pena aproveitar as tapas e a carta de cervejas especiais. Você também pode se surpreender com menus elaborados a partir das exposições que estiverem acontecendo no museu.

Não há como duvidar: alta gastronomia e arte formam uma dupla infalível!

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -