Urca: das Caminhadas à Boa Mesa, Mais do que um Cartão Postal

SHARE


Passar um dia no bairro da Urca, longe da agitação da cidade, é um dos programas quase secretos do Rio de Janeiro. Ali, ao pé dos morros da Urca e do Pão de Açúcar, é possível fazer um passeio que une caminhada, um pouco de aventura, boa gastronomia, chopes e caipirinhas no ponto certo e muita simpatia à moda carioca. Não se preocupe com a hora, pois aqui a ordem é curtir cada momento sem pressa.

Se o clima estiver bom, você pode se aventurar subindo o Morro da Urca a pé, por uma trilha de dificuldade moderada – até quem está um pouco fora de forma não encontrará grandes obstáculos. Porém, se preferir se divertir em terreno plano, pode optar por uma caminhada pela Pista Cláudio Coutinho, que circunda os dois morros e oferece vistas encantadoras do mar, das rochas e do verde. Você vai estar exatamente do outro lado do cartão postal, um ponto de vista que muitos turistas desconhecem. Para os mais radicais, há equipes que oferecem programas de rapel no Morro da Urca.

Depois da caminhada, é claro que deve bater aquela fome e sede. Apesar de pequeno, o bairro tem ótimas opções gastronômicas, tanto para quem quer uma refeição completa quanto para quem prefere um drinque e um tira-gosto. No bar Garota da Urca, um dos mais animados do pedaço, as estrelas do cardápio são as fartas porções de carnes grelhadas servidas em chapas de ferro, ótimas para compartilhar com os amigos. No Bar Urca, a atração são as caipirinhas e os petiscos: bolinho de bacalhau, empadinha de siri e os irresistíveis pastéis de massa crocante. Escolha o seu acepipe, peça sua bebida e curta essas delícias encostado na mureta que dá para o mar, observando o movimento dos barcos. Em ambos os bares, o chope está sempre geladíssimo.

Se você busca sair um pouco do tradicional e conferir a boa cozinha contemporânea do bairro, a bola da vez é o bistrô Julius Brasserie, localizado num dos pontos mais privilegiados da Urca (e da cidade), a Avenida Portugal. O Julius mistura várias tendências e nacionalidades, como croquete holandês, javali french rack, couscous marroquino, galinha d’angola ao molho de mostarda Dijon, bife ancho à moda uruguaia e diversos pratos franceses e italianos. Fique de olho também nos coquetéis da casa, nos queijos empanados e numa sobremesa em particular: a torta holandesa de maçã.

Mesmo a hora de ir embora, a Urca tem suas maravilhas. As caminhadas pela Avenida Portugal, junto ao mar, no entardecer, têm charme suficiente para fazer com que nos apaixonemos não só pelo bairro, mas pela cidade. E quem sabe essas andanças não estimulem uma cerveja de saideira, sentado na mureta mais famosa do Rio?

Julius Brasserie

986 Avenida Portugal Rio de Janeiro RJ 22291-050

(21) 3518-7117

Get Directions
[gmw_results]

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -