São Cristóvão: Nordeste, Itália e Portugal no mesmo bairro

SHARE


O bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, é sinônimo de cultura, história e, principalmente, boa mesa. Se a proposta é sair dos roteiros entre a Zona Sul e o Centro cariocas, a região é a pedida. É nela que acontece a Feira de São Cristóvão, passeio obrigatório. Esse centro de tradições nordestinas reúne shows, lojas e restaurantes com diversos tipos de atrações: compras, cajuína e outras bebidas típicas do Nordeste brasileiro, um bom forró para dançar e os quitutes do Estação Baião de Dois. O bairro ainda abriga instituições tradicionais da cidade que valem a visita, como o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Primeiro Reinado, o Centro Hípico do Exército e o tradicional Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.

Um passeio como esses abre o apetite e o bairro tem opções ótimas de restaurantes. Entre elas, a Casa do Sardo, reconhecida como uma das melhores cantinas italianas da cidade. É um lugar simples, barato e apetitoso que costumam atrair chefs dos restaurantes estrelados por causa de sua cozinha especial. O cardápio é baseado nos sabores da Sardenha e da Sicília, com ponto alto para os frutos do mar. O restaurante faturou o concurso Água na Boca, do jornal O Globo, como o melhor da categoria “bom e barato”. Espaguetes de frutos do mar ou à carbonara saem, respectivamente, por R$ 26 e R$ 20. E uma das estrelas da casa é o culurgione, massa recheada de batata, queijo pecorino e hortelã, servida com molho de tomate.

Como bom exemplo de bairro carioca tradicional, São Cristóvão também abriga boas casas portuguesas. O Adegão Português faz jus ao nome ao apresentar uma carta de vinhos com mais de cem opções da terrinha e está entre os mais cotados do Rio. Lá, não deixe de experimentar o presunto ibérico ou o paio português. Se o apetite for maior, tente um bacalhau à lagareira, assado no azeite, com batatas e brócolis como acompanhamento. Outra opção portuguesa da região é o Bar Adonis, no bairro vizinho de Benfica. Especializado na melhor tradição da comida de boteco carioca, tem um bolinho de bacalhau que é patrimônio da cidade, sempre acompanhado de um chope tirado à perfeição. O sanduíche de filé mignon é outro petisco famoso da casa. O Adonis traz opções para cada dia da semana, como a galinha ao molho pardo, o cozido, a rabada e a feijoada, todas de aplaudir em pé.

O Rio, definitivamente, é muito mais do que a Zona Sul e o Centro. E São Cristóvão ainda dá um giro pelo Nordeste e avança para além-mar.

Feira de São Cristóvão

Campo de São Cristóvão Rio de Janeiro RJ 20921-440

(21) 2580-5335

Get Directions
[gmw_results]

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -