Passeio de Bicicleta no Rio de Janeiro: Liberdade para Conhecer a Cidade

SHARE


Quem visita o Rio de Janeiro tem a expectativa de viver experiências marcantes e se deslumbrar com paisagens que encantam o mundo. No entanto, alguns problemas de mobilidade urbana, muitas vezes, atrapalham a rotina de quem quer passar momentos agradáveis na cidade. Mas há alternativas prazerosas para fugir das dificuldades. Por que perder horas num engarrafamento se é possível driblar esse contratempo passeando sobre duas rodas? Fazer um passeio de bicicleta no Rio, além de prático, é um jeito ecologicamente correto de conhecer pontos turísticos ou se aventurar em caminhos alternativos. Com adrenalina ou calmamente, em ritmo rápido ou moderado… A emoção do passeio quem decide é você.

Com uma extensa malha de ciclovias (em torno de 320 km atualmente e perspectiva de que continue crescendo), o Rio tem investido no conforto e na segurança dos ciclistas, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte ideal para curtas distâncias. Para quem tem medo de se perder pela cidade, há empresas, como a Via Pedal, que oferecem passeios guiados por diversos roteiros que passam por diferentes atrações. É possível pedalar pela orla, conhecendo as praias da zona sul como Copacabana, Ipanema e Leblon, terminando com uma volta pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Há ainda rotas com nível de dificuldade maior (recomendada para ciclistas mais experientes) como a para a Vista Chinesa, dentro do Parque Nacional da Tijuca.

Com a equipe da Special Adventure, o ciclista ainda tem a opção de passear num horário mais tranquilo com o “Carioca Night Tour”, que começa ao pôr-do-sol, ou conhecer a arquitetura fantástica do Centro Histórico com o “Downtown Tour”. Já a Bike VIP Club se especializou no cicloturismo de luxo, oferecendo bicicletas novas, lenços umidificados, brindes de champanhe no meio do trajeto e tours personalizados.

Para ajudar os mais corajosos, que preferem fugir dos grupos e se aventurar sozinhos (ou a dois) pelas ruas da cidade, foi criado o mapa cicloviário, no qual estão sinalizados ciclofaixas, pontos de parada, vias proibidas, entre outras informações muito úteis para trafegar em duas rodas. Também é possível se cadastrar para utilizar uma das 600 bicicletas do projeto Bike Rio. Basta se inscrever pelo site, pagar uma taxa (quase simbólica) e retirar o veículo numa das 60 estações inteligentes espalhadas por pontos estratégicos da cidade. Fácil, rápido e eficiente.

Pronto, agora você que já sabe que pode fugir do tradicional e desbravar a cidade de modo saudável e sustentável, vista roupas confortáveis, prepare sua garrafinha de água e pedale! Um passeio de bicicleta no Rio tem tudo para surpreender.

Adventure Bike Tours

174 Rua General Polidoro Rio de Janeiro RJ 22280-005

(21) 2266-3002

Get Directions
[gmw_results]

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -