Opções de Trilhas no Rio de Janeiro Para Todas as Idades

SHARE

Ser carioca é poder fugir da rotina da metrópole em minutos, curtindo programas que envolvem contato com a natureza em lindas paisagens de paraíso. As trilhas no Rio de Janeiro são conhecidas entre moradores e turistas, mas estão se tornando ainda mais populares nas últimas décadas, com caminhos demarcados e alguma estrutura turística.

Encarar uma subida em meio à floresta tropical é empolgante, mas requer alguns cuidados. Prefira períodos sem chuva, opte por subir pela manhã e não economize no protetor solar. Selecionamos trilhas no Rio de Janeiro que valem a pena, com diferentes graus de dificuldade, mas uma característica em comum: a Cidade Maravilhosa num ângulo de tirar o fôlego que você não conhecia.

Pista Cláudio Coutinho e Morro da Urca

Localizada na Urca, Zona Sul do Rio, a pista Cláudio Coutinho liga a Praia Vermelha à trilha de subida do Morro da Urca, parte do complexo do Bondinho do Pão de Açúcar. A pista foi aberta entre o mar e a pedra e garante lindas paisagens com direto à brisa fresca do oceano. A trilha em si tem duração média de 30 minutos e é movimentada – grupos guiados e famílias com crianças fazem passeios aos fins de semana. Na volta, é possível descer usando o teleférico do Bondinho, com tarifas especiais para aventureiros da trilha.

Nível de dificuldade: moderado (indicado para famílias).
Endereço: praça General Tibúrcio, 125 – Urca.
Horário: indicado pela manhã até as 17h.

Trilha do Morro Dois Irmãos

A subida do Morro Dois Irmãos é uma das novas trilhas do Rio de Janeiro e já ganhou espaço entre as atrações da cidade. Com a pacificação do Morro do Vidigal, o caminho começou a ser utilizado para chegar ao topo da pedra, passando por dentro da comunidade. Grupos de moradores desenvolveram uma forma segura e conveniente de fazer o passeio, que pode incluir uma imersão na cultura local e uma parada para degustar açaí batido com gelo, para refrescar na descida. Leva menos de uma hora de duração e há transporte feito por vans que ligam a entrada do Vidigal ao início do caminho.

Nível de dificuldade: moderado (indicado para crianças a partir de oito anos).
Endereço: avenida Presidente João Goulart, 920 (praça no acesso ao Vidigal).
Horário: indicado pela manhã.

Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra debruçado sobre o mar no planeta. Só pelas dimensões você já pode prever que essa é uma das trilhas do Rio de Janeiro mais desafiadoras: são cerca de 3 horas que exigem preparo físico, mas que são recompensadas pela vista deslumbrante das zonas Sul e Oeste. A trilha é mais fácil do que aparenta, apesar da famosa carrasqueira – trecho onde os trilheiros devem passar por um paredão de pedra e usar mãos e pés para avançar. Essas condições tornam indispensável a contratação de um guia experiente.

Nível de dificuldade: difícil.
Endereço: vários acessos, sendo o mais comum na Estrada do Sorimã, São Conrado.
Horário: 8 às 17h (até as 18h no verão).
Mais detalhes: RioTur.

Pedra Bonita

Caso você queira uma versão mais fácil e com vista semelhante, opte pela trilha da Pedra Bonita, morro anexo à Pedra da Gávea. O caminho para a Pedra Bonita é pouco íngreme e dura por volta de 1 hora. É possível subir de carro até a rampa de voo livre, no início da trilha, a partir da Estrada das Canoas, em São Conrado. O destaque desse passeio é a vista da Barra da Tijuca e suas lagoas verdes e praias extensas.

Nível de dificuldade: moderado
Endereço: subindo a Estrada das Canoas até a rampa de voo livre, do lado direito há uma entrada indicando o início da trilha.
Horário: 8 às 17h (até as 18h no verão).

Agora é só tomar um bom café da manhã, calçar tênis confortáveis e preparar a jornada pelas trilhas no Rio de Janeiro e todo o paraíso tropical no entorno. Aproveite!

  • Pedra da Gávea, Morro da Urca, Morro Dois Irmãos, Vidigal, Pedra Bonita, Urca

    Rio de Janeiro, Brasil

    (21) 2088-8000

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -