O fim desemana perfeito do carioca da gema

SHARE


O que o carioca faz para relaxar e se divertir? Preparamos para um roteiro que revela novas nuances da carioquice contemporânea para quem quer mergulhar na cultura local. Você vai descobrir que um fim de semana no Rio de Janeiro pode surpreender e ir além da praia, das rodas de samba e caipirinhas de primeira qualidade. Confira nosso roteiro e aproveite o que a cidade tem de melhor.

  1. Curtir as praias “Do Leme ao Pontal”, como sugere a canção de Tim Maia. A praia está intrinsecamente ligada não só à paisagem da cidade, mas ao modo de viver do carioca. Apenas vá: seja para pegar um bronzeado, molhar os pés, tomar um drinque olhando o mar, fazer stand up paddle ou arriscar uma partida de frescobol, esporte criado na Copacabana dos anos 1950. Depois beber um mate caseiro bem gelado, acompanhado do clássico biscoito de polvilho Globo.
  2. Pedalar pelo Centro e Zona Sul, de preferência pelo Corredor Cultural, pela Lagoa Rodrigo de Freitas e toda a orla. O Centro Histórico também é uma boa pedida no fim de semana. Você pode fazer uma pausa na Livraria Cultura da rua Senador Dantas ou conhecer confeitarias e bares clássicos, como a Colombo e o Bar Luiz, duas instituições do Rio.
  3. Tomar um banho na Cachoeira do Horto ou na Floresta da Tijuca. Um bom piquenique é a pedida nesses lugares, e também no Aterro do Flamengo, perto do MAM. O Jardim Botânico, o Parque Lage – onde o café da manhã é indispensável – e o Sítio Roberto Burle Marx, na Barra de Guaratiba, são outros refúgios cariocas para relaxar. Guaratiba, aliás, merece um dia inteiro: é um Rio longe dos cartões postais e da badalação. Outro passeio tranquilo é ir à Urca: lugar para se tomar uma cervejinha debruçando-se sobre a mureta, olhando a Baía de Guanabara.
  4. Deliciar-se na Feira de São Cristóvão, reduto das iguarias nordestinas e do forró, e no Cadeg, o Mercado Municipal dos cariocas. No mercado, uma das pedidas para cuidar da fome é o Cantinho das Concertinas, ponto de referência da gastronomia lusitana no Rio. E o Poleiro do Galeto, que, apesar do nome, tem o melhor filé com fritas da cidade.
  5. Passar um dia inteiro na Lagoa. A vista é deslumbrante, há quadras esportivas e pista para pedalar, correr ou caminhar. A boa gastronomia está presente em muitos quiosques e o local ainda é ponto de saída para passeios de helicóptero. Próximo ao Parque dos Patins estão os pedalinhos e outras atrações para crianças. Lugar ideal para toda a família.
  6. Subir o Morro de Santa Teresa de bonde e curtir as lojas de artesanato, os eventos culturais, os bares e os restaurantes de lá. Depois, seguir noite adentro na Lapa e escolher desde espetáculos de música pop no Circo Voador até bebericar pelos bares do bairro mais boêmio do Rio.
  7. Conferir as exposições em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Casa França Brasil, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Oi Futuro, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR). O Rio transborda de centros culturais novos ou antigos, a maioria na Zona Portuária. Qualquer um garante um ótimo passeio cultural.
  8. Exercitar – e muito – as pernas pela Saara, o epicentro do comércio popular na região central da cidade. Tem de tudo e rende compras úteis e divertidas.
  9. Assistir aos ensaios das baterias das escolas de samba, de preferência degustando uma das tradicionais feijoadas oferecidas nas quadras. O passeio é gastronômico, cultural e dançante: se você gosta, vai querer sambar.

10. Assistir ao balé – clássico ou contemporâneo – ou a orquestras por R$ 1,00 nas manhãs de domingo no Theatro Municipal. Aí é possível conhecer desde artistas estreantes até nomes prestigiados da dança ou da música de concerto. Em seguida, assistir ao chorinho na Praça São Salvador, em Laranjeiras, tomando uma boa caipirinha. E passear pela feira de artesanato local antes de almoçar num dos restaurantes da própria praça ou no Mercadinho São José, ali perto.

Estas são apenas algumas ideias para aproveitar o melhor da cultura local da nação carioca. Saia às ruas e viva suas próprias experiências no Rio!

Bar Luiz

39 Rua da Carioca Rio de Janeiro RJ 20050-020

(21) 2262-6900

Get Directions
[gmw_results]

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -