Fábrica Bhering é pura arte

SHARE


Hoje um ateliê gigante e ponto de criação artística, a Bhering tem história. Desmontada na Alemanha e trazida para o Rio de Janeiro, a fábrica funcionou de 1932 até 1995 produzindo chocolates à moda tradicional. Agora é arte que se cria no espaço de 19 mil metros quadrados, no bairro do Santo Cristo. Foi a partir de 2004 que a fábrica, desativada, começou a receber artistas. Outros criadores foram chegando até que aquele ambiente se transformasse em um centro de produção de arte.

Além dos ateliês, na Fábrica Bhering há lojas de móveis com designs criativos, como Feira, Mooc, Garimpo Contemporâneo e Trapiche Carioca. É um espaço ocupado também por estilistas, arquitetos e dois bons restaurantes, que ficam abertos todos os dias. No futuro, o espaço deve receber uma escola de gastronomia.

Nos primeiros sábados de cada mês, a fábrica fervilha, quando cada artista recebe o público para mostrar suas produções. “Acho que é único espaço do Rio que comporta um centro de entretenimento cultural”, acredita Ruy Barreto Filho, diretor da Bhering, que garante que a alma de fábrica permanece e prevê a criação de um museu do chocolate no local, com direito ao maquinário já utilizado no espaço.

Não é só na Bhering que rola todo esse movimento. O conceito “Arte de Portas Abertas” já faz parte da cultura do Rio de Janeiro e agita outros cantos da cidade. Em Santa Teresa e no Horto, uma vez por ano, artistas abrem seus espaços de trabalho para o público. O Santa Teresa de Portas Abertas já realizou 25 edições, quando o bairro é tomado pelo burburinho das pessoas em visita aos seus restaurantes, pulando de ateliê em ateliê e curtindo o movimento das ruas repletas de manifestações artísticas. Já o Circuito de Artes do Jardim Botânico, além de aproximar o público dos artistas plásticos, mantém shows e apresentações de teatro.

Há ainda o evento ArtRio, uma feira de arte contemporânea no Píer Mauá, que reúne galerias do Brasil e do mundo. Desde 2011, a feira carioca reúne colecionadores, galeristas e artistas plásticos. O ArtRio também promove eventos em parceria com museus e em vários outros pontos da cidade, por meio do projeto paralelo ArtRua, que presenteia cariocas e turistas com intensa programação de exposições, intervenções e ações educativas. Este ano a feira acontece entre 28 de setembro e 2 de outubro.

  • Fábrica Bhering

    Rua Orestes, 28. Santo Cristo.

    2213-0014

Our writers' favourites

X
- Enter Your Location -
- or -